Produção Cultural

Realizamos eventos que unem a arte da Cidade à palestras e rodas de conversa sobre experiências, projetos e iniciativas transformadoras que acontecem em Brasília. 

Esta iniciativa passou a contar, a partir de 2018, com o apoio cultural do Teatro Brasília Shopping, possibilitando a ampliação do público-alvo atingido e também dar escala ao Movimento envolvendo sociedade civil, organizações, universidades, estudantes, empresas e governo.

Nosso maior desafio é despertar os brasilienses para uma compreensão mais ampla do significado do bem viver na Cidade, onde cada um de nós é agente de transformação das tradições, crenças e costumes que representam o patrimônio social e cultural de Brasília e de tudo que vivemos e que vamos deixar para as próximas gerações que habitarão o Planalto Central do Brasil.

Para tanto contamos também com o apoio da Unipaz DF e de diversos parceiros e artistas que voluntariamente, lindamente e generosamente trazem sua contribuição para dar voz a esse chamado que inquieta e incentiva as pessoas a se jogarem na jornada de cocriação do contexto que vivem.

2018, Outubro.

Empatia e Inovação Social.

Abertura com artistas de Brasília: Bsb Sra Brasília, espetáculo concebido pelo ator e diretor Carlos Neves. Palestras sobre projetos e iniciativas transformadoras da Cidade: Danyelle Iamada e Gustavo Nakanish.

2018, Novembro.

Cultura da Paz

Abertura com artista de Brasília: Performance com multiartista Prem Yashen. Vivência prática de CNV (Comunicação não Violenta), com Cristiane Chaves, cofundadora do Instituto CNV do Brasil (www.institutocnvb.com.br). Palestras sobre projetos e iniciativas transformadoras da Cidade: Roberto Crema. Reitor da Unipaz DF.

2018, Dezembro.

Bem Viver em Brasília

Abertura com artista de Brasília: Performance com a atriz Yasmin Borelli. Palestras sobre projetos e iniciativas transformadoras da Cidade:  Manuela de Carvalho cofundadora do Coletivo MOB, Movimente e Ocupe Seu Bairro.  Uirá Lourenço e Paulinha Pedestre cocriadorxs do BRASILIA para PESSOAS.  Bruno Ávila do COURB – Instituto de Urbanismo Colaborativo que busca melhorar a vida das pessoas nas cidades a partir de projetos urbanos colaborativos. Ian Viana cocriador do Coletivo – No Setor que atua no Setor Comercial Sul para torná-lo um ambiente cultural seguro. 

2019, Maio.

A ancestralidade e a ocupação do Planalto Central.

Abertura com artista de Brasília: Banda Batalá. Palestras sobre projetos e iniciativas transformadoras da Cidade: Robson Eleutério, historiador, autor de livros e pesquisador da história do Planalto Central. Regina Fittipaldi Arquiteta e urbanista, autora de livros e pro=-reitora da Unipaz DF.

2019, Junho.

A ocupação dos espaços públicos.

Abertura com a cineasta de Brasília: Tânia Fontenele e trechos do seu filme Poeira e Batom. Palestras sobre projetos e iniciativas transformadoras da Cidade: Miguel Galvão, responsável pelo Picnik. Rogerio Soares (Barba), ex-morador de rua, apresentador e DIRETOR da TV COMUNITÁRIA Brasília.  

2019, Julho.

A mística, os buscadores e os movimentos de autoconhecimento.

Abertura com artista de Brasília: Pedro Sangeon, ilustrador do Gurulino. Palestras sobre projetos e iniciativas transformadoras da Cidade: Eduardo Weaver, Coordenador do Educação Gaia em Brasília, pesquisador das tradições religiosas da Índia, conferencista e entrevistador com programas regulares na TV Supren (Canal 2 da NET e Internet). João Rafael Torres,  psicoterapeuta junguiano,  escritor e palestrante, assinou a coluna Psique, do portal Metrópoles. 

2019, Agosto.

A cultura automobilística e a integração das pessoas.

Abertura com artistas de Brasília: Espetáculo A Pia ta cheia, com Ferdi. Palestras sobre projetos e iniciativas transformadoras da Cidade: Uirá Lourenço, usuário de bicicleta por opção, cocriador do Blog Brasília para Pessoas e colaborador do portal Mobilize. Everardo  Aguiar, educador social, autor, criador da metodologia Espaço Público Saudável a Dimensão do Diálogo. 

2019, Outubro.

Projetos e iniciativas que transformam o mundo e Brasília.

Edição Especial inspirada no documentário “Amanhã” com a participação do fotografo francês e Geoffrey Roy. Roda de Conversa mediada pela coordenadora do Transforme Brasília, Bia Barros e convidados: Marina Schneider – Eu Carbono; Mirim Ju Yan Guarani – Coordenador Conselho Indigena do DF; Juliane Berber – Coordenadora da FHB Unipaz –DF; Yuriê Baptista – representante do Movimento Bike Anjo; Vitor Boaventura – Coordenador Feira Agroecológica Ponta Norte; Raphael Sebba – Coletivo MUDE e Uirá Lourenço – Movimento Brasília para Pessoas. 

2019, Novembro.

A arte de viver em paz.

Abertura com artistas de Brasília: Grupo Cânticos de Amor. Palestra sobre projetos e iniciativas transformadoras da Cidade: Lydia Rebouças, educadora, cofundadora e Vice-reitora da UNIPAZ DF.

2019, Dezembro.

Edição especial.

Lançamento do livro A Águia e o Colibri. Palestra sobre projetos e iniciativas transformadoras: Roberto Crema, Reitor da Unipaz DF e Kaká Werá, escritor, ambientalista, e conferencista brasileiro de origem indígena tapuia. Foto: Jacqueline Lisboa / Esp. Metrópoles