Soluções Colaborativas

Cooperamos com a implantação de soluções criativas e inovadoras voltadas para o bem viver em Brasília. Para tanto apoiamos organizações da sociedade civil, empresas e governo na realização de projetos, iniciativas e campanhas de impacto social positivo.

Conheça algumas delas!

2019, Junho.

Rede de Vizinhança Protegida da Rua da Informática

Projeto Piloto que implantou a primeira Rede de Vizinhança Protegida em Comercio Local de Brasília realizada através da parceria da sociedade civil com a PMDF visando o acompanhamento e a prevenção da violência na área.

Esta parceria foi um resultado da movimento caralisado pelo Transforme Brasília que mobilizou os comerciantes e moradores para criar um grupo integrado com a PMDF que utiliza o WhatsApp para registrar as ocorrências suspeitas na quadra que são monitoradas online de forma totalmente gratuita. São cerca de 80 pessoas que moram ou trabalham nos 8 Blocos do CLN 207-208, conectadas 24 horas por dia.

2019, Julho.

Projeto Bike Geração de Renda

Apoiamos este Projeto idealizado e coordenado por Rogério Soares de Araújo (Barba), com o propósito de gerar renda e sustentabilidade para pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de entregas realizadas de bicicleta, com acompanhamento. O #bikegeracaoderenda surgiu de uma forma inusitada na palestra do Barba no Transforme Brasília no Teatro Brasília Shopping, onde ele teve o insight e rapidamente a iniciativa decolou. É isso VAI lá e FAZ!! O Projeto funcionou na Sede do Transforme Brasília até dezembro de 2019.

2019, Novembro.

Campanha Pedestre Pede Passagem

Íthaka (Movimento Transforme Brasília) e Brasília para Pessoas (Uirá Lourenço) se uniram para lançar a Campanha Pedestre Pede Passagem, no âmbito do Programa Nacional de Mobilizadores mantido pela Rede Nossas Cidades,.

Esta campanha foi criada para reivindicar melhorias nas passagens subterrâneas do Plano Piloto, que põe em risco milhares de pessoas diariamente. Segundo dados oficiais, mais de 80 mil pedestres atravessam o Eixão todo dia. São milhares de crianças e adultos que enfrentam o dilema: se arriscar por baixo, nas passagens sujas e destruídas, ou se arriscar por cima, no meio dos carros em alta velocidade. Infelizmente, as passagens subterrâneas estão abandonadas há muitos anos: piso quebrado, rampas inacessíveis, sujeira e escuridão.

2017, Dezembro.

Ações de plantio coletivo no Parque Ecológico de Santa Maria

Transforme Brasília levou práticas de metodologias colaborativas para apoiar ativistas da sociedade civil de Santa Maria que se uniram para cocriar um plano de ações e dar a largada na participação cidadã da revitalização do Parque ecológico da região. Foram geradas ações de plantio coletivo de mudas para execução praticamente imediata. O grupo esteve presente na fundação do Parque Ecológico de Santa Maria a convite do Administrador Regional em exercício, Hugo Gutemberg, com a presença do Secretario do meio ambiente em exercício e representantes do (Ibram). É isso!! estado de presença e mão na massa para transformar.